Tiago, O Menor (Também Conhecido Por Santiago)
Tiago, filho de Alfeu, é identificado nos evangelhos como “irmão do Senhor”, termo usado para designar parentesco de primos. Governou a Igreja de Jerusalém e foi chamado de “o Menor” para não ser confundido com São Tiago, o Maior, que era irmão de são João.
Dizem as Escrituras que Tiago sempre teve atenção e carinho especiais de Jesus Cristo, sendo considerado um homem de grande elevação espiritual. Tiago foi testemunha da Ressurreição de Jesus (1Cor 15,7). Antes de subir aos céus, Jesus deu a ele o dom da ciência como recompensa por sua bondade e santidade.
Os evangelhos só falam dele nas listas dos apóstolos. Porém tal falta de informação foi compensada pelas fartas referências à sua ação e personalidade contidas nos Atos dos Apóstolos e na Carta de São Paulo aos Gálatas, que nos permitem saber que Tiago era, com São Pedro, uma das principais figuras da Igreja: “Tiago, Pedro e João, considerados colunas da Igreja” (Gl 2,9). Uma das cartas do Novo Testamento atribuída a ele, assim como a chefia da igreja cristã primitiva em Jerusalém, onde ensinava que a fé sem obras é morta, sendo necessário deixarmos que o Espírito Santo governe a língua.
Nenhum comentário:
Postar um comentário